Bazar Emaús

O que é o Bazar?

Espaço de trabalho e oportunidade. As famílias que trabalham no bazar garantem sua renda mensal, seja trabalhando aos sábados, ou todos os dias, as duas formas o Movimento Emaús Amor e Justiça proporcionam aos moradores do grande Pirambu, dando condições de uma vida digna através do trabalho e da partilha.

A instituição tem a visão de que os que mais sofrem precisam ser ajudados, apoiados e lembrados, o bazar é uma forma de fazer a diferença na comunidade onde está inserida.

O Bazar do Movimento Emaús Amor e Justiça proporciona aos moradores da comunidade por meio da coleta, da reciclagem e da venda de objetos usados, geração de emprego e renda, garantindo a aquisição de objetos com preços acessíveis as famílias de baixo poder aquisitivo.

Em bairros de maior renda familiar são coletados objetos que possam ser reaproveitados, como equipamentos de informática, móveis, sapatos, roupas, eletrodomésticos, dentre outros. Após consertos e revisões, os mesmos são vendidos no Bazar, principalmente aos moradores da própria comunidade bem como de outras áreas da grande Fortaleza.

Esta atividade oferece produtos de segunda mão que beneficia tanto as pessoas envolvidas no projeto como os clientes moradores da comunidade do grande Pirambu e adjacências.

Como funciona?

  • Quem são os doadores?
    Recebemos doações de objetos tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas (particulares, empresas, instituições...).
  • Quem são os clientes?
    É o público que foca a economia solidária como uma forma de proteger o meio ambiente.
    Segundo definição do Ministério do Meio Ambiente, consumo consciente é "um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade". Atualmente, consumimos 30% a mais de recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra, ou seja, os 7,6 bilhões habitantes do planeta estão consumindo muito mais recursos como, por exemplo, água, solo e oxigênio, do que a capacidade que a natureza tem de repor.
    O bazar do Movimento Emaús Amor e Justiça é realizado todos os sábados e abrange um público diverso, como doadores e conhecedores da nossa causa, pessoas com baixa renda que moram próximo a região do bazar, pessoas que moram até no interior do Estado, revendedores, etc. Pessoas de todas as idades, classe social, sexo e raça.
  • A coleta das doações
    A coleta é realizada por dois caminhões do próprio Emaús, para que o doador não precise se deslocar. Os interessados podem agendar a coleta conosco, por telefone ou por meio do formulário dedicado a tal. Nossa equipe recolhe os objetos doados na sua casa/empresa/instituição nos dias combinados.
  • Conserto dos objetos
    Ao chegar ao armazém, os objetos são devidemente classificados e distribuídos nas oficinas adequadas. Os oficineiros verificam as condições e, caso necessário, realizam o conserto. Se os objetos não forem recuperáveis, o material pode ser reaproveitado por meio da nossa oficina de reciclagem.
  • Venda
    Todos os sábados, de 8h às 12h, o Bazar é aberto ao público na rua Tomás Gonzaga, 226 - Cristo Redentor. Realizamos uma venda alternativaaàs quintas-feiras para um público mais voltado a técnicos/consertos/restauração como de refrigeração, material de informática, sucata, eletroeletrônico, eletrodomésticos, etc. As principais categorias de objetos comercializados são as seguintes:
    • Refrigeração: fogão, geladeira;
    • Informática: computadores completos ou peças;
    • Roupas: calças, camisetas, blusas, sapatos, etc.;
    • Brinquedos: carros, bonecas, bolas, etc.